sábado, 20 de novembro de 2010

TIPOS DE CHOQUES (mérito do autor)

  • Choque cardiogênico
Quando o coração perde a capacidade de bombear adequadamente o sangue (destruição do miocardio ou arritimias)


  • Choque Hipovolêmico
Ocorre devido perda de liquido do organismo, devido traumas, hemorragias intensas, cirurgias, queimaduras, desidratação, diarreia e calor excessivo. ocasiona a diminuição da volemia sanguinea, consequentemente diminuindo a pressão e a perfusão.


  • Choque Septico
Ocasionado devido infecções por bacterias gram (-) que produz endotoxinas (lipopolissacarídeos) assim como pode ocorrer também por bactérias gram (+), fungos, dentre outros MO's.

  • Choque Anafiláticos
Resultante de interações antigeno-anticorpo, causando alergias (hipersensibilidade tipo I).

DISTURBIOS HEMODINÂMICOS

  • Conceitos (parte 3)
Choque:

É definido como falência circulatória devido graves disturbios a nivel da microcirculação, assim como diminuição da perfusão sanguinea (chegada de sangue ao tecido).

sábado, 13 de novembro de 2010

Disturbios Hemodinâmicos

Hematoma

É a ocorrência de acúmulo de sangue coagulado dentro do tecido

Disturbios Hemodinâmicos

  • Conceitos (parte II)
Hemorragia

É uma indicação de extravasamento de sangue devido a ruptura do endotelio vascular.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Disturbios Hemodinâmicos

  • Conceitos (parte I)
Congestão

Indica um local de volume sanguineo aumentado em determinado tecido. Segundo Mitchell (2005) congestão é um processo resultante de fluxo externo deficiente de um tecido. O tecido congestionado apresenta uma coloração vermelho-azulada (cianose)

Exemplos de congestão:

1 - Fisiológica

"Observa-se nos estômagos cheios em atividade funcional cja mucosa é nitidamente hiperêmica e de cor vermelho-acinzentada"

2 - Patológica

"A contração dos órgãos nos vômitos podem contrair parcialmente seus vasos venosos, impedindo seu fluxo e estabelecendo congestões passivas mais ou menos transitórias"


Mérito do autor

  • Importância da inflamação no reparo

" As células do tecido conjuntivo, especialmente os fibroblastos são ativados apenas com a liberação de fatores de crescimento (muitos desses fatores sã liberados pelos macrófagos e plaquetas), tais células responsáveis por liberarem esses fatores de crescimento só o fazem em meio a uma agressão ao tecido, em casos raros relacionados a algumas patologias. a importância da inflamação no processo de regeneração (reparo) é justamente estimular a liberação de fatores de crescimento, que por sua vez irão estimular a migração dos fibroblastos e formação do tecido de granulação, que consequentemente estimulam as células troncos parenquimatosas a sefrerem sucessivas mitoses e diferenciação, restituindo assim o epitelio e regenerando o tecido".