quinta-feira, 12 de agosto de 2010

II - Tipos de lesões

Recentemente aprendemos que:

As células normais do organismo possui um limiar de sua função, metabolismo entre outros fatores, com isso boa parte do tempo a mesma se encontra em homeostase normal (possui demanda fisiológica normal). Em decorrência de um estímulo intenso em grupos específicos de células as mesmas podem se adaptar ou não à sua nova demanda de O2 e nutrientes ou características morfológicas e/ou funcionais, exemplo: fisiculturistas. Em contra ponto se o estímulo for muito intenso e a célula não conseguir se adaptar, a mesma ira sofrer alterações, e dependendo do nível de alteração da célula, ou de um grupo de células, pode assim ocorrer lesão reversível ou irreversível. Uma lesão celular é denominada reversível quando; ao retirar o estímulo a célula possa voltar ao seu estado de homeostase normal, entretanto se o estímulo for retirado e o mesmo tenha sido intenso desde seu inicio, a célula sofre 'lesão celular irreversível' e conseqüênte morte celular.

* Vimos também que existem termos na patologia que serve para definir o estado em que se encontra determinada célula, onde temos:

> Necrose - Em casos de estímulos exógenos ocorre diversas manifestações, tais como: ruptura celular, desnaturação, coagulação das proteínas citoplasmáticas e/ou degradação das organelas celulares.

> Apoptose - Diferente da necrose, a apoptose começa dentro mesmo da célula, a mesma é tambem conhecida como ''suicídio controlado intermamente''.

> Oncose - O termo significa morte celular que antecede à necrose.

Nenhum comentário: